terça-feira, 14 de junho de 2011

Projeto Integrado Ativ 5.7 Grupo APAE de Iguatemi – MS.


Professores colaboradores:

Edite Maria Boller
Cecília Pereira Acosta
Isabel Cristina Lavaria
Janete Boller
Nilda Holanda Cavalcante
Luiz Carlos Binelo de Campos

SINTESE DO PROJETO INTEGRADO

Em junho de 2010 houve a Copa do Mundo na África do Sul. Aproveitando o maior evento de futebol do planeta para tratar não apenas do esporte, uma das grandes paixões brasileiras, mas também das nossas raízes culturais africanas e do respeito à diversidade. Os professores e alunos da APAE aproveitando o momento fizeram um projeto integrado sobre esse tema confira as atividades práticas e o entusiasmo dos alunos e professores no vídeo. Esse Projeto Integral sobre a copa do mundo de 2010 trabalha também o tema transversal Pluralidade Cultural e permite aos alunos a descoberta e o conhecimento de diferentes culturas, por meio de pesquisas e troca de informações entre escolas de diversas regiões do Brasil e do Mundo. Com essa idéia aproveitamos esses acontecimentos, para enriquecer e dar mais sentido às aulas, conhecer e saber um pouco mais sobre os dois países onde serão as sedes: Japão e Coréia, trabalhando também o tema transversal Pluralidade Cultural, Meio Ambiente, Saúde, Trabalho e Consumo, e permitir aos alunos descoberta e o conhecimento de diferentes culturas.

Ativ: 5.5



 

INTEGRANTES DO GRUPO:

Edite Maria Boller

Cecília Pereira Acosta

Isabel Cristina Lavaria

Janete Boller

Nilda Holanda Cavalcante

Luiz Carlos Binelo de Campos


O uso da Wikipédia como fonte de consulta abre possibilidades imensas de pesquisas por conter informações atualizadas. A Wikipédia é uma enciclopédia aberta, onde pessoas de todo o mundo contribuem para a escrita de artigo, discussão, história e qualquer usuário da enciclopédia pode editar seus textos anonimamente ou coletivamente. Questiona-se sobre a credibilidade, mas empresas conceituadas estão aderindo a essa ferramenta. Sendo assim, acreditamos que se faz necessário permitir que nossos alunos utilizem a Wikipédia como fonte de consulta, sempre tendo do lado a intervenção do professor que indicará os caminhos para que essa pesquisa seja saudável, seletiva, adequada ao conteúdo e ao nível de desenvolvimento do aluno.
É de conhecimento de todos que a wikipédia é uma enciclopédia livre, uma vez que qualquer usuário pode ter acesso para postar ou modificar os conteúdos nela contidos. Contudo,quando se pesquisa um dos primeiros links que aparecem nesta enciclopédia, portanto cabe ao professor orientar seus alunos sobre esse risco e levar á sala de aula sites confiáveis. Neste contexto, o professor deve assumir a função de orientador e norteador das pesquisas encaminhadas por ele.
Nosso grupo acredita que a ferramenta da pesquisa pode ser usada, mas com cuidado, preferencialmente conferir os dados em outras fontes.