segunda-feira, 13 de junho de 2011

Ativ 5.2

Nas nossas atuais práticas pedagógicas, estamos conseguindo ensinar nossos alunos a cooperar?

A principio quando pedimos para o aluno fazer um trabalho de pesquisa na internet, já podemos dizer que é uma cooperação, pois dentro das práticas pedagógicas isso já é um grande avanço, Pois estes adicionam novos conhecimentos, transformando as práticas pedagógicas para lidar com alunos, bem como:
       -  Um vídeo assistido no You tube pode trazer grande conhecimento para a sala de aula e assim tornar rico os conteúdos aplicados.
       -  Ao ler uma matéria online o aluno pode no hiperlink obter mais informação sobre os conteúdos e assim trazer para a sala de aula diversos temas onde os mesmos poderão deixa para o professor preparar sua aula.
     Com a difusão da web ocorre uma revolução no processo ensino-aprendizagem. As informações das enciclopédias impressas se tornam, em grande parte, obsoletas por não contarem com a atualização contínua, como ocorre em alguns espaços virtuais. Espero que com esta difusão de informações, a cooperação esteja em alta. A palavra cooperação refere-se a um tipo específico de interação onde há opressão, não há uso, nem abuso do outro, onde as intenções são compartilhadas e as ações nasçam de acordos transparentes. Desta forma. no qual a afetividade está compreendida.De acordo com Piajet o desenvolvimento intelectual e moral só ocorre através da cooperação, pois dela derivam o respeito mútuo e a autonomia enquanto a coação, como um processo que supõe relação de subordinação, impede que exista uma reciprocidade de ações e sentimentos, impossibilitando á criação a construção das estruturas mentais operatórias necessárias á conquista da autonomia,imprescindível á formação e á consolidação do mundo democrático. Verifico nas atuais práticas pedagógicas que precisamos avançar muito para propiciar aos educandos uma educação cooperativa e emancipa tória no sentido que Jean Piaget nos deixou.
        
Professores colaboradores:

Edite Maria Boller
Cecília Pereira Acosta
Isabel Cristina Lavaria
Janete Boller
Nilda Holanda Cavalcante
Luiz Carlos Binelo de Campos

Escola de Educação Especial Brilho do Sol-Apae de Iguatemi-MS






Pesquisando na Wikipédia ativ 5.3



Edite Maria Boller
Cecília Pereira Acosta
Isabel Cristina Lavaria
Janete Boller
Nilda Holanda Cavalcante
Luiz Carlos Binelo de Campos

Projeto Inclusão Digital Muito Especial é uma realização da Escola de Educação Especial Brilho do Sol-Apae de Iguatemi-MS, que visa oferecer cursos de informática para qualificar todos os alunos. Este realmente é um projeto de inclusão digital bastante “profundo”. Alunos com necessidades especiais geralmente são excluídos pela sociedade pelo preconceito e descriminação social.  Nossa escola luta constantemente pela valorização. Este curso trata-se de um ambiente de aprendizagem multimídia de caráter cooperativo, recomendado para alunos com necessidades educacionais especiais em nível de alfabetização e educação profissional e colocação no mercado de trabalho por apresentarem deficiência mental e intelectual. O software, digital é denominado “Inclusão Digital Muito Especial”. Pretende estimular o aluno mediante múltiplos recursos buscando a interação entre o virtual e o real, objetivando a alfabetização científica, matemática, lingüística, social e informática. Está baseado em cinco dimensões: conteúdo, didática, cognitiva, lúdica e interativa – interdependentes e complementares que se relacionam de maneira dialética. O mesmo foi concebido para servir de apoio pedagógico ao professor. Baseia-se em princípios cognitivo-construtivistas e está centrado em uma série de atividades que se dividem em duas categorias: 1 – para montar e jogar; 2 – interativas e virtuais. As atividades abordam principalmente Artes onde nossos alunos mais se destacam, Foi desenvolvida em uma dinâmica interdisciplinar, envolvendo profissionais de educação, técnicos, uma linguagem para Interação com o mundo Tecnológico através da Internet.